Classificação dos hospitais com relação aos seus aspectos clinicos.
CURSO SUBSEQUENTE GERÊNCIA EM SAÚDE – MÓDULO II
DOSCENTE: SABRINA GUIMARÃES
DISCIPLINA: GESTÃO EM FARMÁCIA
DISCENTE: LOHRANNE MAYARA O. F. DA SILVA
TIPOS DE HOSPITAIS
ARAGUAÍNA-TO
2011
INTRODUÇÃO
No início, os hospitais surgiram com a qualificação apenas de albergues, onde pessoas carentes eram acolhidas, cuidadas e alimentadas. Hoje se tornou um estabelecimento de saúde, cuja função é prestar assistência aos pacientes tanto no diagnóstico quanto no tratamento, proporcionando dessa forma, atendimentos médicos, preventivos e curativos. Neste trabalho serão abordados (através de conceitos e exemplos) dois tipos de hospitais quanto aos seus aspectos clínicos que podem ser Gerais ou Especializados. Boa leitura!
HOSPITAL GERAL
Conceito: são os capacitados a receberem pacientes de várias especialidades clínicas ou cirúrgicas, podendo ser limitados a um grupo etário.
Tipo de hospital: Hospital geriátrico- unidade de saúde direcionada no atendimento aos idosos.
Exemplo: REGER GERIATRIA, hospital de retaguarda e reabilitação geriátrica de São José Campos, SP - o hospital atua com excelência técnica e envolvimento humano em prol de uma melhor qualidade de vida para o idoso fragilizado, buscando através do cuidado profissional e da abordagem familiar um tratamento superior para o paciente.
ESTRUTURA FÍSICA - segundo o hospital Reger Geriatria, o projeto de arquitetura foi planejado para desenvolver um ambiente ímpar, destinado ao bem estar com adequação especial para o paciente idoso, aliando conforto e humanização à necessária tecnologia. A sua estrutura possui: * Quartos com oxigênio canalizado, chamada de enfermagem, luz vigia, TV a cabo, telefone, mobiliário adequado, camas especiais; * Arquitetura acessível, climatização, vídeo monitoramento, som ambiente, equipamentos para emergências médicas e transporte de pacientes; * Setor de fisioterapia com piscina