Classificação dos generos narrativos
O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem tal o gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, oenredo ou situação e as personagens.
Nessa forma literária, existem alguns estilos de escrita, cada um com uma característica própria, que são: o romance, a fábula, a epopeia ou o épico, o conto, a crônica, anovela e o ensaio. Todas essas modalidades fazem parte do gênero narrativo.
Gêneros Narrativos - Romance
O romance, oriundo dos contos épicos , contém um tempo, lugar, os personagens, um enredo, típico do texto narrativo. Nele, as ações ocorrem em conjunto e os personagens podem surgir no decorrer da trama. Características como essa, fazem com que esse estilo passe a ser mais abundante de recursos que um conto ou uma crônica, por exemplo. Além disso, o romance tem características que se aproximam bastante da realidade.
Muitos autores escrevem ou escreveram romances. O movimento do romantismo no Brasil contou com vários adeptos, como também formou escritores brasileiros renomados como: Machado de Asis, Jorge Amado, Graciliano Ramos e estrangeiros como Miguel de Cervantes, José Saramago, dentre outros. Eles têm obras como: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dona Flor e seus dois maridos, o Guarani, Dom Quixote, Terra do Pecado, entre outros. Fábula
As fábulas são textos muito ricos e seus autores utilizam uma imensa capacidade criativa,