PORTUGUES
Gênero Epistolar: tem como a finalidade a troca de informações ou a interação entre as pessoas. Os textos pertencentes a esse gênero textual podem ser formais (ofícios, memorandos, atas, etc.) ou informais (cartas, bilhetes, etc.).
Gênero Jornalístico: tem por finalidade a informação. É o caso dos textos escritos sob a forma de noticia, entrevista, artigo de opinião, editorial, etc.
Gênero Acadêmico ou cientifico: é oriundo de pesquisas e estudos de casos. Apresenta sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa, resumo, resenha, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, etc.
Gênero Instrucional: objetiva ensinar algo ou orientar um usuário quanto determinados procedimentos. Incluem-se nesse gênero os manuais de instrução, as bulas de remédio, as receitas de culinária, etc.
Gêneros literários básicos: o lírico, o épico, o dramático e o narrativo.
Gênero Épico: texto centrado na terceira pessoa, que apresenta um tom de exaltação ligado aa fatos heroicos e históricos.
Gênero Lírico: texto subjetivo, poético, ligado a função emotiva, á primeira pessoa (ou seja, ao eu lírico), e presente, sobretudo, nos textos em verso, isto é, no poema.
Gênero Narrativo: texto literário escrito em prosa, o qual apresenta os elementos básicos da narrativa.
Gênero Narrativo: texto literário escrito em prosa, o qual apresenta os elementos básicos da narrativa: personagens, narrador, enredo, tempo e espaço.
A classificação dos textos literários do gênero narrativo depende da estrutura e da extensão do texto. Os principais gêneros narrativos são a crônica, o conto, a novela (que não corresponde ao conceito de novela televisiva) e o romance.
Conto: O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.
Crônica: