Classificação dos agentes biologicos
Os agentes biológicos são classificados em classe de risco, sendo elas 1, 2, 3, e quatro.
1 – é o risco mais baixo para o indivíduo e para a coletividade com probabilidade baixa de causar doenças.
2 – é quando existe o risco para um só trabalhador e com baixa probabilidade de se espalhar em coletividade, este nível de risco existe meios de tratamento eficaz.
3 – sendo um risco à saúde do trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade, causando doenças graves à saúde, porém existem meios eficazes e tratamento.
4 – é o grau de risco mais elevado tanto para um indivíduo quanto para a coletividade com grande poder de transmissão de um para os outros e causando graves doenças ao ser humano, porém existem meios de tratamento.
CONCEITOS:
Microbiologia: basicamente é o ramo da biologia que estuda os microorganismos (eucariontes, unicelulares, procariontes), como bactérias, fungos e vírus. Esses estudos são feitos utilizando métodos de bioquímica e genética, estuda, portanto micróbios, bactérias e genes.
Parasitologia: é a ciência que estuda os parasitas. Existe também a parasitologia médica que se preocupa com o estudo do vetor (transmissor) na vida humana.
Imunologia: é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunologia). Lida entre outras coisas com o funcionamento fisiológico do sistema imunológico de um indivíduo no estado sadio ou não, no caso o mau funcionamento do sistema imunológico, nos casos de doenças.
DEFINA O QUE SÃO VIAS DE PENETRAÇÃO:
Definimos que as vias de penetração são os órgãos ou “lugares” dos quais os microorganismos (bactérias, vírus, parasitas, protozoários entre outros) penetram causando doenças e infecções (ação de exposição a um risco biológico), voluntariamente ou não. Essas vias podem ser cutânea (pele), respiratória (nariz e boca) e digestiva (boca).
O QUE É EXPOSIÇÃO? CITE EXEMPLOS:
Muitas atividades profissionais favorecem a exposição do