Riscos Biológicos
PÓS-GRADUAÇÃO DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
FORMADOR: MESTRE RUI VEIGA
vcvcvc
MÓDULO: HIGIENE DO TRABALHO
FORMANDA:
ANA ISABEL MARTINHO CORDEIRO
SANTARÉM, MAIO DE 2002
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 03
GLOSSÁRIO 04
AGENTES BIOLÓGICOS 06 ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO 09
CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES BIOLÓGICOS 12
EXEMPLOS DE AGENTES BIOLÓGICOS 13
PROFISSÕES EXPOSTAS AOS AGENTES BIOLÓGICOS 19
AVALIAÇÃO DE RISCOS 20
MEDIDAS PREVENTIVAS 20
MEDIDAS DE SAÚDE INDIVIDUAIS 22
MEDIDAS ESPECIAIS 22
MEDIDAS DE CONFINAMENTO 23
CONCLUSÃO 24 BIBLIOGRAFIA 26
INTRODUÇÃO
Entre os três tipos de riscos ( biológico, químico e físico ), o risco biológico é o que representa maior perigo para a saúde dos alimentos.
Os microorganismos são seres vivos invisíveis à visão humana. Estes podem estar presentes em toda à parte e alguns podem ser benéficos para o homem.
Certos microorganismos são úteis, visto que são utilizados para funções específicas na produção de alimentos, por exemplo na fermentação. Outros causam deterioração dos alimentos, tornando-os impróprios para consumo.
Os riscos biológicos de origem alimentar incluem microorganismos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. Estes microorganismos são frequentemente associados a contaminações por manipuladores de alimentos.
Mas, os riscos biológicos não existem só nos alimentos, os agentes biológicos, tal como os agentes químicos e físicos são potenciais causadores de doenças profissionais, pelo que se torna pertinente identificar e controlar os riscos biológicos existentes nos diversos sectores de actividade.
Dada a diversidade e complexidade das situações de trabalho, das actividades onde ocorre manipulação e/ou utilização de agentes biológicos, da natureza dos mesmos e dos níveis de