Classificação de normas da ABNT
Arquitetura e Urbanismo
Trabalho de Tecnologia da Construção
Normas
Cidade do Pé
28/02/2014
Normas de Procedimento:
Definição: As normas de procedimento orientam a maneira correta de: empregar materiais e produtos, executar cálculos e projetos, instalar máquinas e equipamentos, realizar o controle dos produtos.
Exemplo: NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Esta Norma fixa as condições exigíveis para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto de estrutura de edificações, qualquer que seja sua classe e destino, salvo os casos previstos em normas especiais.
Normas de Especificação:
Definição: As normas relativas à especificação fixam padrões mínimos de qualidade para os produtos.
Exemplo: NBR 14974 - Bloco sílico-calcário para alvenaria. Esta norma estabelece os requisitos mínimos exigíveis para especificação, recebimento, dimensões e campos de aplicação em obras de alvenaria estrutural ou de vedação, com ou sem revestimento, de blocos sílico-calcários, e suas peças complementares de fabricação nacional ou importadas.
Normas de Padronização:
Definição: As normas de padronização fixam formas, dimensões e tipos de produtos, que são utilizados com muita frequência, com a padronização, evita-se a fabricação de produtos com variedades desnecessárias tanto de formas quanto de dimensões.
Exemplo: NBR 6355 - Perfis estruturais de aço formados a frio. Esta norma estabelece os requisitos exigíveis dos perfis estruturais de aço formados a frio, com seção transversal aberta.
Normas de Ensaio:
Definição: As normas relacionadas a métodos de ensaios determinam a maneira de se verificar a qualidade das matérias-primas e dos produtos manufaturados. A verificação é feita por meio de ensaios. A norma descreve como eles devem ser realizados para a obtenção de resultados confiáveis.
Exemplo: NBR 14715-2 - Chapas de gesso para drywall. Esta