Classificação da ciência
Sigmund Freud (1856-1934) foi um medo vienense, que radicalmente mudou o modo de pensar. A vida psíquica, Freud ousou colocar as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, como problemas científicos, assim criou a psicanalise. É um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento da vida psíquica, a psicanalise enquanto método de investigação busca o significado, escondendo daquilo que é manifestado por ações e produções imaginarias sonhos, delírios, atos livres, falhos. A psicanalise é um instrumento importante para a compreensão dos fenômenos sociais, novas formas de sofrimento psíquico, excesso de individualismo no mundo contemporâneo. O compreendi mento da psicanalise é basicamente grande parte da vida do próprio Freud, em suas próprias experiências.
A gestação de psicanalise
Freud formou-se em medicina em 1881, na universidade de Viena, especializou em psiquiatria.
Por dificuldades financeiras não pode se dedicar totalmente em sua vida acadêmica e de pesquisa, assim começou a atender pessoas com problemas nervosos, assim consegui uma bolsa em paris, se formou e voltou para Viena e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos.
Sob o efeito da hipnose, os pacientas relatavam a origem de cada sintoma ligados as suas vivencias anteriores.
Breuer denominou método cartíco, que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a fatos traumáticos, que não podiam ser expressos na hora do acontecido, isso leva a liberação de sintomas.
A descoberta do inconsciente
É algo que aconteceu há muito tempo atrás, que você não lembra, que esta guardada bem lá no fundo, no seu inconsciente, onde não se tem acesso, onde poderá vir átona ou não, ou seja, você poderá lembrar ou não. (...) constituíram a base principal da compreensão das neuroses e impulsem uma modificação ao trabalho