Classifica o dos Jogos
MACHADO, Beatriz1
O objetivo do presente material é o de relatar a classificação dos jogos segundo
Jean Piaget (1896-1980) e, ao mesmo tempo, mostrar importância dos mesmos para os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil.
O material mostra-se relevante para compreendermos a necessidade de utilizarmos a classificação dos jogos, e para conhecermos a criança sob o ponto de vista das brincadeiras, sendo que
estas podem ser informações que nos auxiliam na
compreensão de como a criança está aprendendo e em qual etapa do desenvolvimento ela se encontra, independente da sua idade cronológica.
No processo de desenvolvimento humano, encontramos os jogos que surgem nos primeiros meses e vão até os últimos dias de vida. Segundo Piaget (apud
RIBEIRO,2005,p.36) “[...]a palavra jogo é empregada para se referir a uma série de condutas que surgem no processo evolutivo da criança e atendem a diferentes necessidades das etapas do seu desenvolvimento”.
O jogo mostra-se importante para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança porque é através dele que começam as interações entre a criança, as pessoas que estão ao seu redor e o meio ambiente.
Assim, a criança ao interagir com o seu meio tem como resultado a adaptação, e a partir deste processo ocorre a construção do conhecimento, ou seja, tem-se o desenvolvimento da inteligência.
O processo de adaptação ou eqüilibração é constituído por dois outros processos, a assimilação e a acomodação. Desta forma para que aconteça o desenvolvimento cognitivo infantil é necessário que a criança realize o ciclo completo do processo.
Os jogos, segundo Piaget, estão relacionados com o processo de adaptação “[...] o ato da inteligência culmina num equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, [...] o jogo é essencialmente assimilação, ou assimilação predominando sobre a acomodação.”
(PIAGET, 1978, p.115)
Observamos, desta maneira, a importância da utilização dos jogos pelas