Educação Física
Precursores da Ginástica Artística
Final do século XVIII – Johann-Christoph Guts Muths (1759-1839) – professor e educador alemão.
Guts é conhecido como aquele que introduziu um sistema de exercícios nas grades escolares, criando os princípios básicos da Ginástica Pedagógico-didática
Em 1793, Muths publicou Gymnastik für die Jugend (Ginástica Para a Juventude).
Precursores da Ginástica Artística
Ludwig Jahn (1778-1852) – Pedagogo, teórico nacionalista alemão e político;
Autor em 1816, juntamente com seu discípulo Eiselen, do livro Die Deutsche Turnkunst (A Arte Alemã de Ginástica). É chamado de “Pai da Ginástica Artística”
Ludwig Jahn, Pai da Ginástica Artística.
Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn ou simplesmente Ludwig Jahn, nasceu em Lanz, nas cercanias de Lenzen, aldeia de Brandenburgo na atual Alemanha, em 11 de agosto de 1778.
Formulou a obra “Costumes Alemães” na qual faz referência à Ginástica Patriótica. A obra foi um importante instrumento de educação nacional no período da guerra de libertação da Alemanha do domínio napoleônico. Criou também o termo “turnen” = praticar ginástica.
Duas vezes por semana Jahn levava seus alunos a uma área arborizada chamada Volkspark Hasenheide (Parque Público de Hasenheide), para simulações de batalhas.
Em 19 de julho 1811 inaugura o primeiro local para a prática da ginástica ao ar livre, chamado TURNPLATZ. Em 1812 é criado o segundo TURNPLATZ.
Ilustração do primeiro Turnplatz – Die Berliner Hasenheide, p. 40
Aparelhos para a pratica da Ginástica de Jahn
A Ginástica e a Guerra
Em 1813 tem participação decisiva na guerra de libertação contra o domínio napoleônico; atuou como voluntário, convocando universitários e ginastas que prontamente atenderam seu apelo.
O Bloqueio Ginástico
Após a vitória sobre Napoleão o sonho de uma unidade alemã foi frustrado no Congresso de Viena, quando se manteve a separação em pequenos estados independentes. Um