Classicismo e Barroco
Barroco- Movimento X Período
Legitimação da experiência do artista
Prática-> teoria (experimentação) *(a comprovação na pratica faz reformular a teoria).
França, Inglaterra: Classicismo.
Itália: Maneirismo, Barroco.
*(maneirismo= período de transição do clássico para o barroco, o estilo atinge o auge).
Barroco é um movimento artístico que compreende o período quando é reconhecido como período e passa a conter não só na arquitetura, mas a política e a economia também.
Artistas como elemento fundamental, regras que limitavam a partir do momento que elas são questionadas os artistas têm a liberdade e o direito de interpretar o conjunto de regras para executar as obras do jeito que achar correto. São feitos uma série de experimentos e a partir dessa experimentação eram organizadas as regras novas.
A mudança de um período para o outro tem datas diferentes nos lugares. A frança e a Inglaterra ainda permanecem por mais tempo ao classicismo, já a Itália é a pioneira na fase de transição do classicismo para o barroco. Não há mais predomínio de um estilo, os países estão cada um em uma fase.
O maneirismo é essa transição entre o Classicismo e o Barroco. É a falta de uma identidade consolidada ate chegar ao Barroco.
Como os países se desenvolvem em tempos diferentes para o Barroco, cria uma diversidade não só entre os artistas, mas também entre os países.
Barroco e cidades Europeias
Todas as cidades vão passar por um processo de transformação. O trabalho artístico, quando há o questionamento das regras (do classicismo), a formulação das novas teorias partem de profissionais, contribuindo também na especialização (importante em cada profissão).
À medida que o trabalho vai se especializando haverá divisões, ex: arquitetura, engenharia... N o Barroco ocorre uma nova forma de urbanismo.