Classicismo, trovadorismo e humanismo
O classicismo trata-se de uma corrente artística que supervaloriza as antiguidades, ou melhor, da Antiguidade Clássica, resgatando elementos artísticos dessa cultura., num período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Características Gerais:
Tem-se como característica principal exatamente a valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma. Além desta, confira as demais características: 1. - Influência do humanismo 2. - O homem como centro do universo: antropocentrismo 3. - Críticas as visões do mundo voltadas à religião 4. - Racionalismo 5. - Busca pelo equilíbrio 6. - Universalismo 7. - Paganismo 8. - Neoplatonismo 9. Perfeição formal: métrica rima correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação
O Fim
O Classicismo chegou ao fim em 1580 com a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também com a morte de seu maior representante, o Camões.
HUMANISMO
O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes.
Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.
Humanismo no Renascimento: nos séculos XV e XVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e