trovadorismo classicismo e humanismo
Características
A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época português.
Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional Trovadorismo - época da formação dos países europeus, como Portugal e Espanha.
Humanismo - Baixa Idade Média. Decadência do Feudalismo.
Classicismo - Início da Idade Moderna. Época das Grandes Navegações. o humanismo. Iniciando em 1417, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da torre do tombo, foi um movimento que exaltava o homem. Seu primeiro expoente foi Fernão Lopes, que compilou toda a história de Portugal, desde a época do rei D Pedro, até D João. Teve destaque pelo modo natural de escrever, pela escrita sobre fatos históricos, sem influência do clero nem da nobreza e também pela inclusão do povo tendo alguma "voz". Uma outra vertente do humanismo manifestou-se com a poesia palaciana, que versava sobre assuntos diversos, como o amor, a vida na corte, a ganância do homem, entre outros. Seu maior representante foi Garcia Resende, que nao só escreveu como compilou no cancioneiro geral muitas obras desse período. Um outro importante expoente desse período foi Gil Vicente. Teatrólogo, fez sua primeira peça (auto da visitação ou monólogo do vaqueiro) para parabenizar o nascimento de D João. Em algumas décadas fez 44 pecas, entre elas "O auto da barca do inferno", "Auto da alma", "Quem quer farelos" e "A farsa de Inês Pereira". Fez suas peças em duas