Resumos - Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa e teve como principal manifestação literária as cantigas. Todos os literários dessa época que participavam do movimento eram chamados de trovadores e nas suas primeiras obras eles faziam versos em homenagem às suas amadas, acompanhados de instrumentos. No inicio as cantigas eram apenas cantadas, por isso o começo da literatura é considerado oral e não escrita, e as cantigas eram passadas de pai para filho, pois eram de fácil memorização. Depois de um tempo as cantigas passaram a ser escritas e é por isso que atualmente o Trovadorismo é conhecido como a Literatura da Época Medieval.
Não se sabe exatamente em que época o Trovadorismo teve início, mas muitos acreditam que tenha sido em 1189 ou 1198, tendo como primeira obra a Canção da Ribeirinha por Paio Soares de Taveirós.
A Canção da Ribeirinha é também conhecida como Cantiga da Guarvaia, e diz a lenda que o trovador Paio Soares de Taveirós foi contratado pelo segundo rei de Portugal, D. Sancho, para que ele fizesse uma cantiga em homenagem a sua amante. Esta cantiga é considerada uma cantiga de amor, além desse tipo de cantiga havia também as cantigas de amigo, cantigas satíricas.
CARACTERÍSTICAS DAS CANTIGAS
Cantigas de amor – Eu-lírico masculino, mulher idealizada (“mia senhor”), espera um benefício de sua amanha (“bem”), amor cortês, coita amorosa, Linguagem mais trabalhada.
Cantigas de amigo – Eu-lírico feminino, a mulher lamenta a ausência do amado (‘amigo’), ambiente rural ou litorâneo, simplicidade de linguagem e estrutura.
Cantigas Satíricas – Criticam ou zombam de alguém, mostram diversos usos e costumes medievais, linguagem popular, reflete o falar das camadas inferiores. Esse tipo é dividido em duas partes sendo elas: escárnio e maldizer.
Cantigas Satíricas de escárnio – Sátira indireta, sutileza, uso da ambiguidade, não permite o uso da pessoa atacada.
Cantigas Satíricas de