Baianidade
Jorge Amado
EA: Jorge Amado foi escritor brasileiro. O romance "Gabriela Cravo e Canela" recebeu os prêmios Jabuti e Machado de Assis. Seus livros foram traduzidos para quase todas as línguas. Foi Membro da Academia Brasileira de Letra, ocupando a cadeira de nº 23. Iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista e de denúncia social. Passou por várias fases até chegar na fase voltada para crônica de costumes.
PS: Politicamente comprometido com ideias socialistas foi preso duas vezes. Exilado, viveu em Buenos Aires, França, Praga e em vários outros países com democracias populares. Depois voltou para o Brasil. Entre suas obras adaptadas para a televisão, cinema e teatro estão "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela Cravo e Canela", "Tenda dos Milagres" e "Tieta do Agreste".
João Ubaldo Ribeiro
AM: João Ubaldo Ribeiro foi um escritor brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 34. Recebeu o Prêmio Camões em 2008. A exemplo de Jorge Amado, Ubaldo Ribeiro é um grande disseminador da cultura brasileira, sobretudo a baiana. Entre suas obras que fizeram grande sucesso encontram-se "Sargento Getúlio", "Viva o Povo Brasileiro" e "O Sorriso do Lagarto".
EL: João Ubaldo nasceu em Itaparica, Bahia, na casa de seus avós. Filho de advogados, fez seus primeiros estudos em Aracaju, no Instituto Ipiranga. Depois, mudou-se para Salvador, e ingressou no Colégio da Bahia. Estudou francês e latim. Por fim, formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia.
Apresentação
Sargento Getúlio - 1º Ato
EA: Sargento, antes da sua aposentadoria, você receberá a missão de prender um adversário daquele importante chefe político.
JS: Certo, major. E eu devo levá-lo de Paulo Afonso para Aracaju, como estava escrito no ofício enviado pelo senhor. Correto?
EA: Isso mesmo. Por favor, apresse-se, começando o quanto antes.
JS: Positivo. Estou a partir agora mesmo.
Obs.: Ambos saem de cena juntos,