oi, meu nome é Kerollyn

1567 palavras 7 páginas
Introdução
O estudo em questão intenciona a divulgar os Movimentos Literários do Trovadorismo, do Humanismo e do Classicismo, além de mostrar suas influências no dia de hoje. O Trovadorismo é um período tipicamente medieval que se estende do século XII ao inicio do século XV, quando Portugal começa sua aventura marítima que reflete as idéias da sociedade feudal (sociedade de caráter, separada em estamentos é conhecida por sua rigidez social).
O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. Nesse período, compreendido entre a transitoriedade do séculos XIV a XVI, os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural.
A chamada Era Clássica compreende os fatores socioeconômicos que marcaram os séculos XVI, XVII e XVIII. Essa fase retoma os valores da Antiguidade Clássica e, por isso, recebe o nome de Classicismo. Esse período envolve a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo. Ele perdura até que uma nova configuração política, econômica e social se estabeleça com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa.
Assim, entre o século XII e XVIII nasceu os Movimentos Literários do Trovadorismo, do Humanismo e do Classicismo.
Movimento Literário do trovadorismo
Idade média, meados do século XII, surgiu o movimento literário, chamado de Trovadorismo. Os trovadores eram homens nobres que escreviam músicas. Essas eram acompanhadas de instrumentos musicais, normalmente, poesias e cantigas. O trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Existem diferentes opiniões a respeito do momento inicial da escola literária portuguesa. A 'Cantiga de Guarvaia' ou 'Cantiga da Ribeirinha', de Paio Soares de Taveirós, foi produzida no final do século XII. Por outro lado, há registros de uma poesia mais antiga do que a de Taveirós, como a cantiga “Ora faz host'o senhor de Navarra”, de João Soares de Paiva, na

Relacionados