tabela trovadorismo, humanismo e classicismo
INICIO: 1189.
TÉRMINO: 1418.
CARACTERISTICAS: Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS: Paio Soares Traveiroos (Autor da cantiga de amor A Ribeirinha), Dom Diniz (autor da obra, autor de mais de 139 cantigas de amor), D. Duarte (Autor da obra Livro dos conselhos)
HUMANISMO
INICIO: 1434
TÉRMINO: 1527
CARACTERISTICAS: Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna. O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS: Miguel de Cervantes (Dom Quixote de La Mancha), Willian Shakespeare (Romeu e Julieta), Luis de Camões (Os Lusíadas).
CLASSICISMO
INICIO: 1 527
TÉRMINO: 1 580
CARACTERISTICAS: Racionalismo: a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão.
Universalismo: os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais (de preocupação universal) passaram a ser privilegiadas.
Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
Presença da mitologia greco-latina
Humanismo: o homem dessa época se liberta dos dogmas da Igreja e passa a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra e cultivando a sua capacidade de produzir e conquistar. Porém, a religiosidade não desapareceu por completo.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS: Bernardim Ribeiro: sua obra de destaque foi Menina e Moça,
Antônio Ferreira: Sua obra principal foi A castro (ou Tragédia de D.Inês de