Classe trabalhadora
Eliana Duarte Ra:
Grasiele Origuela dos Reis Ra: 2011112391
Sandra Maria de Jesus Novelli Ra:
Silmara M. dos Anjos Ra:
Susiane Ramalho Ra:
De que forma, segundo a argumentação do capitulo as políticas sociais ficam comprometidas com a carência de recursos?
Ao longo da história a classe trabalhadora foi conquistando através de lutas e reivindicações, direitos institucionais e de cidadania. Porém quando a sociedade entra em crise abala esses direitos.
Como medidas de contenção perante problemas econômicos o Estado extrai fundos de investimentos em políticas públicas e geração de empregos para arcar com medidas macroeconômicas. O governo tira verbas que seriam destinadas a garantir direitos civis, previdência, saúde, educação e seguridade (tais direitos que em tese já conquistados) para arcar com dividas de patamar neoliberal; dividas públicas externas. Prejudicando assim as condições sociais da classe menos favorecida. Com esse estreitamento econômico no setor de políticas públicas, torna-se inviável a criação de novas políticas para a melhoria de vida da população, criação de novos postos de emprego e conseqüentemente precariza ainda mais as condições de vida da maioria mais pobre aumentando assim a desigualdade social.
Ou seja, o Estado compromete a rentabilidade que deveria ser destinada a políticas públicas para sustentar a política de economia conservadora impedindo assim a ampliação e o desenvolvimento dos direitos sociais no Brasil.
e reforçando a porcentagem que indicam que os 10% mais pobres da população ficam com apenas 1,1% da renda do trabalho, enquanto os 10% mais ricos ficam com 43,2%. Um teço de toda a renda do trabalho (30,7%) se concentra nas mãos de apenas % da