Um conceito antropológico.
Nome: Adriana Silva da Fonseca
Curso: História Data: ___/___/_______
Disciplina: Antropologia
Professor: Luiz Gustavo
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA LAPLANTINE, F de Barros. Um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro, 2011 Ed. Jorge Zahar. (p.32-65). 2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1959, e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Em 1969 transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas. Foi promovido a professor titular em 1982. Obteve seu título de doutor em sociologia, pela Universidade de São Paulo, em 1972, sob a orientação de Florestan Fernandes. Entre 1977 e 1978 realizou pesquisas em nível de pós-doutorado na Universidade de Sussex. Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É também membro de várias associações científicas do país e do exterior. Presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 2000.
1. O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA.
Neste item, Laraia (1932) comenta sobre Tylor que foi o primeiro antropólogo a definir a palavra cultura, e que ela pode ser um objeto de estudo sistemático, por se tratar de um fenômeno natural, capaz de uma transformação.
Diante de tal pensamento Tylor, prende sua atenção para a igualdade existente no mundo, pois ela passa por estágios no processo evolutivo. A autora ressalta que para compreender as concepções do mesmo é preciso entender a época que ele viveu.
É notório em todo o capitulo comparações de