Um conceito antropológico
No livro “Cultura um conceito Antropológico” o objetivo do autor, Laraia, é desenvolver o conceito de cultura através de variáveis temas e trechos de estudos de diversos autores, a respeito de várias sociedades de períodos distintos, de forma clara e simples.
Em o “Determinismo Biológico” trata-se de uma teoria de visão do século passado, não aceita pelos antropólogos atualmente, onde se tinham a ideia de que as capacidades humanas eram atribuídas por grupos ou raças, ou seja, acreditava-se que a genética era responsável pelo comportamento de grupos sociais distintos. Com essa ideia do Determinismo Biológico pode-se gerar casos violência contra aqueles julgados normais devido ao preconceito e racismo.
Laraia argumenta que se um indivíduo mude para outra sociedade, ainda criança, ele crescerá como tal com os mesmos valores culturais da mesma e não se diferenciará mentalmente dos demais que estiverem envolvidos em seu convívio. O autor também aborda a questão de que nós nos diferenciamos anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas que as diferenças de comportamento entre pessoas de sexo diferente não são determinadas biologicamente, dando o exemplo de que muitas atividades relacionadas as mulheres de uma cultura podem atribuir aos homens em outra.
A abordagem do capítulo seguinte é sobre “Determinismo Geográfico”. Laraia usa três exemplos para demonstrar que não é possível usar o determinismo geográfico para definir os hábitos de determinada sociedade. Os exemplos usados são de diferentes grupos que habitam em ambientes com o mesmo clima e por assim ser, enfrentam os mesmos tipos de problemas e cada um deles encontrar uma forma diferente para solucioná-los.
Apesar de acreditar que o espaço geográfico interfere sim, de forma indireta, nos hábitos e cultura do povo que habita o local, estou de acordo com