Conceito antropológico
Tecnologia em Comunicação Assistiva: LIBRAS E BRAILLE
Disciplina: Identidade e Cultura das pessoas surdas e identidade das pessoas cegas.
Professora: Heliane Alves de Carvalho Costa
Aluno: Adriana Fagundes Almeida
ATIVIDADE AVALIATIVA Nº 01
LIVRO: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J.Zahar, 2001. 1. Faça a leitura integral do livro citado acima. 2. Responda as questões abaixo: 3.1 Como o autor apresenta o conceito para o determinismo biológico e o determinismo geográfico? (03 pontos)
3.2 Apresente as três abordagens sobre as teorias idealistas de cultura (Roger Keesing) e defina cada uma. (03 pontos)
3.3 Explique o ponto de vista do autor quando ele retrata que a cultura condiciona a visão de mundo do homem. (04 pontos)
Respostas
2.1 Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais e que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo.
A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.
O comportamento dos indivíduos depende de um processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências.
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural e considera o clima como um fator importante na dinâmica do progresso e que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
A posição da moderna antropologia é que a cultura age seletivamente, e não casualmente sobre seu meio ambiente explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças