um conceito antropológico
Leia com atenção a fala do professor e sociólogo português, um dos nomes mais expressivos das ciências humanas na atualidade, Boaventura de Souza Santos, da Universidade de Coimbra:
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.
ANALISE E RESPONDA
1) QUESTÃO OBRIGATÓRIA.
Com base nas leituras dos textos indicados em nossa disciplina até agora, nas aulas e com a mínima compreensão do papel da antropologia como ciência da diversidade cultural, que elementos da fala de Santos podem ser destacados que justifiquem o sentido que estamos dando ao conceito ‘cultura’ e ‘alteridade’? Analise. Entendemos que cultura é toda a história acumulada e repetida durante vários anos por uma determinada família ou por todo um povo de certa região. Cada região, cada família tem a sua, uma diferente da outra. Essas culturas caracterizam cada ser, elas podem ser parecidas ou totalmente opostas, podem causar estranheza, dificuldade pra ser compreendida por alguns. Aí entra a alteridade, que é o respeito por toda essa diferença, o direito de respeitar e ser respeitado. Cada crença, canto, costume e modos de vida de vem ser sim aceito por todos. A frase acima diz bem isso, o direito a diferença e uma igualdade que não descaracterize nenhuma cultura.
“Que o olhar seja puro e sem pré-conceitos a ponto de ver no outro a possibilidade de estabelecer trocas de experiências. E que esse olhar não seja agressivo a ponto de mudar o sentido do ser, apenas seja simples e altruísta”.