O ser humano
O ser Humano no ambiente de trabalho
Iremos abordar neste trabalho, vários tipos de comportamentos que o ser humano tem dentro de uma organização. Falaremos sobre sua importância, seus valores, suas competências, seus medos E suas personalidades, seu diferencial e seus hábitos para eficácia em suas atividades dentro da empresa. O processo de autodesenvolvimento é dinâmico e ao mesmo tempo contínuo, sendo considerada uma questão de sobrevivência. Ou entra-se com ética e harmonia nessa dança, ficando atento ao ritmo da música e à melodia, ou fica-se estagnado. A viabilidade e a velocidade dessa mudança dependerão de fatores tais como: maturidade, sensibilidade e capacidade de adaptação, além de outros essenciais nesse processe.
2. Desenvolvimento 2.1 Os valores e sua importância
Os valores são muito importantes para o desenvolvimento do individuo e devem ser levados em consideração no ambiente organizacional. Possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade. Isso significa identificar os valores dessa pessoa. Quando detectamos os valores de um colaborador no ambiente de trabalho de acordo com a intensidade, na verdade estamos identificando o sistema de valores dessa pessoa, com a sua hierarquia e a importância relativa atribuída a estes, como a liberdade de expressão, o autorrespeito, a honestidade, a confiança, a responsabilidade, a justiça e muitos outros.
2.2 As competências essenciais nas relações
As questões que serão abordadas a seguir são essenciais nesse contesto:
O conhecimento - o saber é base do desenvolvimento do ser. A determinação para aprender é a mola propulsora, pois o comprometimento e a busca da excelência possibilitam a visualização da compreensão, mostrando a vida em uma dimensão mais ampla. As pessoas devem aprender como pensar bem para realizar seus sonhos e desenvolver seu potencial profissional e pessoal.
A habilidade – é o reconhecimento e a plena consciência da aptidão que uma pessoa