Classe operaria vai ao paraiso
Psicologia da Gestalt
O inicio da psicologia da Gestalt se deu na busca ao estudo da percepção, da aprendizagem e de solução de problemas, com o tempo, Frederick Perl e com fundamentação em outros autores se deu como base a gestalt terapia.
Na gestalt tem o problema da percepção , da aprendizagem e solução de problemas e como se fosse algo determinado pela realidade do campo visto como um todo. Quando ocorre algo de errado nestas três áreas é quando se deve ter uma nova percepção do campo.
Quando se toca ao assunto de psicoterapia engloba essas três áreas(percepção, aprendizagem e soluções de problemas), um exemplo disso é um cliente que esta com problemas existenciais ele precisa restabelecer o seu campo perceptual, assim da mesma forma quando uma pessoa, pode- se dizer curada é quando ela reestrutura erros podem ocorrer, assim temos dois tipos de erros: os ruins que a pessoa que não deixa brecha para a procura de novas soluções e o erro bom que pode levar o cliente as novas respostas.
A maioria dos gestaltistas supõe que algumas espécies de aprendizagem exigem uma única tentativa, sendo o desempenho facilmente repetido sem necessidade de praticas mais extensas.
São quatro dos indicadores do comportamento que levam o cliente a uma introvisao que significa quando o cliente consegue ter uma alteração no campo perceptual: 1. O desempenho rápido 2. Uma vez que o principio correto tenha sido aprendido 3. A boa retenção 4. E o imediatismo com que a solução pode ser transferida para outras situações semelhantes, envolvendo o mesmo principio.
A introvisão é o que nos coloca em contato com o novo, são as mudanças ocorridas na aprendizagem do cliente que deixa implícito para o psicoterapeuta descobrir quando ocorreu esta mudança para o novo. A psicoterapia é uma forma de aprender, acontece quando o terapeuta verifica ate que ponto o seu cliente percorre as quatro etapas do processo do contrario ocorre o risco de ser uma terapia boa,