CLAE
Nomes: acadêmica
ARTIGO
VALIDAÇÃO DE MÉTODO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA PARA
DETERMINAÇÃO DA LAMIVUDINA E ZIDOVUDINA EM COMPRIMIDOS
Departamento de Farmácia Industrial, Centro de Ciências de Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Prédio 26, 97105-900 Santa Maria - RS, Brasil
PERGUNTAS
(a) Escreva os dados de identificação do artigo conforme a regra para referências em trabalhos: AUTORES. Nome do artigo. Nome da Revista. v. n. p., ano.
Ruy Carlos Ruver Beck*, Simone Gonçalves Cardoso, Margareth Linde Athayde, Cristiane Codevilla, Fernanda Kreutz de Oliveira e Sérgio Luiz Dalmora; Validação de Método por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência para determinação da Lamivudina e Zidovudina em comprimidos; Quim. Nova, Vol. 30, No. 5, 1225-1228, 2007.
(b) Qual o objetivo do método desenvolvido?
O objetivo deste estudo foi validar um método através de cromatografia líquida de alta eficiência para a determinação do teor de lamivudina e zidovudina em comprimidos, reduzindo a utilização de solvente orgânico na etapa de preparação das amostras, proporcionando economia e redução do impacto ambiental. O método foi validado de acordo com os seguintes parâmetros: linearidade, faixa de concentração, exatidão, precisão e especificidade. Após a validação foi avaliado o emprego do método desenvolvido na quantificação do teor das substâncias ativas em amostras provenientes do teste de dissolução dos comprimidos.
(c) Para análise de quais amostras ele foi utilizado?
Foram utilizadas 6 amostras de comprimidos contendo 150 mg de lamivudina e 300 mg de zidovudina, dentro do seu prazo de validade (amostras A, B, C, D, E e F), obtidas a partir de diferentes laboratórios farmacêuticos. O metanol (grau CLAE), os reagentes e os solventes de grau analítico (acetato de amônia, ácido clorídrico concentrado, hidróxido de amônio e ácido acético glacial) foram