Ciências do Ambiente
Do grego enérgeia, que significa força em ação.
Os seres humanos, necessitamos de energia para viver e estão o tempo todo trocando energia com o meio ambiente no dia a dia, seja fornecendo a energia dos corpos ou recebendo energia dos outros seres vivos ou de outras fontes de energia.
Os físicos definem energia como “a capacidade de se realizar trabalho” ou “a energia não se cria, apenas se transforma”, dentre outras definições.
→ Matriz Energética.
Apesar das muitas formas com que a energia se apresenta, acredita-se que todas elas resultam da interação de três tipos de forças fundamentais da natureza que são: a gravitacional, a elétrica e a nuclear.
A ação mútua e transformação das energias fundamentais produzem a matriz energética composta das cinco formas básicas de energia:
A energia química está associada com a energia de ligação dos átomos nas moléculas de substâncias combustíveis, ou seja, é a energia existente nas ligações químicas.
A energia mecânica está associada com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los. Ela pode ser classificada em potencial e cinética.
A energia térmica é a energia do interior de um corpo ou substância e é causada pelo movimento desordenado das moléculas, como nos gases ou corpos aquecidos.
A energia elétrica se origina do movimento dos elétrons. Esta energia talvez seja a mais importante forma de energia para a humanidade pela facilidade com que pode ser transformada em energia útil e, principalmente, devido às altas eficiências de conversão.
A energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica.
→ Fluxos e Fontes de Energia.
O movimento contínuo (fluxo) da energia desde a fonte na natureza até o uso pelo consumidor inclui relações entre energia primária, transformação, energia