ciências cotabéis
O trabalho identificou as micro e pequenas empresas, sua classificação de acordo com dados do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, e de acordo com a Lei do SIMPLES.
Mostrou a importância e a participação das pequenas empresas no Brasil, identificado pelo grande número de pequenos negócios em funcionamento, estas contribuem de maneira significativa para a geração de empregos e riquezas, o que mostra sua vital importância no PIB nacional.
A Lei do SIMPLES embora tenha trazido uma forma simplificada de apuração dos impostos, também trouxe as indefinições sobre ter ou não uma contabilidade estruturada, desta forma, muitos pequenos empresários deixaram de usar a contabilidade como ferramenta no dia-a-dia das empresas e passaram a vê-la apenas como “um mal necessário”, ou seja, apenas uma ferramenta na apuração de impostos.
Foram mostradas ferramentas simplificadas da contabilidade gerencial que aplicadas as micro e pequenas empresas serão de grande utilidade na tomada de decisão, gerenciamento e planejamento dessas empresas:
• Balanço Patrimonial Simplificado que possibilitará uma visão da empresa em seus diferentes aspectos.
• Demonstração de Resultados Simplificados, onde através deste o gestor poderá acompanhar a geração de resultados na empresa.
• Elaboração de Índices Financeiros e Econômicos através das do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado, que possibilitará tirar informações sobre as mais diversas situações da empresa.
• Demonstração de Fluxo de Caixa Simplificado, através desta demonstração o pequeno empresário poderá manter um maior controle de suas entradas e saídas de recursos financeiros, o que será de grande valia para projeções futuras e para a própria gestão financeira no curto prazo.
O trabalho mostrou com os exemplos de controle gerencial citados, que a contabilidade gerencial é de vital importância para qualquer empresa, em especial a micro e pequenas empresas do setor de comercio varejista, que