Contabilidade comercial
JANISVALDO SALUSTIANO BATISTA
PICOS PIAUÍ-PI, 09/05/2012
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS COTÁBEIS
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DE CURSO APRESENTADO À UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ-UNOPAR
1. Conceito de contabilidade
A contabilidade tem sido definida em decorrer do tempo como, arte, técnica ou ciência; pela amplitude do campo de atuação da contabilidade, os conceitEAD00781188os apresentado podem ser os mais variados possíveis. Segundo Hilário Franco (1990), contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpretam os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
2. Objeto da Contabilidade
É aquilo que se consiste em matéria de estudo de uma ciência ou arte, este objeto é o patrimônio de qualquer entidade, seja pessoa física ou jurídica.
3. O objetivo da Contabilidade
O objetivo fundamental da contabilidade é gerar informações destinadas a apoiar o processo de tomada de decisões empresariais.
Por exemplo, um empreendedor resolve abrir um restaurante porque sabe cozinhar. Ocorre que um restaurante é uma empresa como qualquer outra, tem necessidade de administração de estoque, de fluxo de caixa, cálculos e projeções do resultado e de custos. Para administrá-lo, ele precisa conhecer mais do que técnicas de culinárias, precisa de informações corretas, adequadas e oportunas a respeito de seu negócio. A contabilidade se propõe a produzir estas informações.
4. Escrituração Contábil
A Contabilidade utiliza técnica da escrituração, para realizar o registro das alterações patrimoniais, efetuando crédito para a origem dos recursos e o débito para a aplicação. Esses registros são realizados em livros, sendo os principais o diário e o razão.
Escrituração é