Teoria da contabilidade
Curso de Administração
ATPS
Profº: Leonardo Vieira
Teoria da Contabilidade
Aluno (as):
2° Semestre
Ribeirão Preto 05/04/2011
Qual a origem da Contabilidade?
A historia da contabilidade e tão antiga quanto nossa civilização, ela esta necessariamente ligada aos registros do comercio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade, assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Esta ligada as primeiras manifestações humanas das necessidades pessoal de proteção a posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na Antiguidade?
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Como por exemplo, contagem de ovelhas com pedras. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
A evolução da Contabilidade
Na bíblia a contabilidade já era citada pelo livro de Genesis flagramos uma competição entre Jacó e seu sogro labao no que dizia respeito ao crescimento de suas riquezas ( rebanho de