Comportamento do consumidor
TEMA: A Nova Classe Média do Brasil
Pergunta 1: Liste quais as principais fontes de incompreensão das empresas brasileiras ao lidar com esse novo segmento de consumidores em nosso país.
A heterogeneidade da nova classe média brasileira é o principal motivo da miopia
A nova classe média brasileira é heterogênea. O recente crescimento econômico dos últimos 20 anos gerou uma distribuição de renda maior provocando uma mobilidade social intensa. Como consequência da mistura de classes que originou a nova classe C, esta passou a aglutinar pessoas com diferentes hábitos e valores, o que torna mais difícil a missão de segmentar um produto para este público. Aceitar essa diversidade e conhecer esses consumidores é hoje um dos maiores desafios das empresas.
O Brasil ainda investe pouco em pesquisas e um grande problema com as mesmas está na insistência em saber o quanto as famílias gastam, não como elas gastam a renda. Para saber como isso acontece, é preciso entender o estilo de vida do consumidor e aceitar que ele integra diferentes comunidades. Além disso, as famílias que migraram das classes D e E possuem hábitos diferentes das tradicionais famílias de classe média.
Um entrave para as empresas têm sido o medo da depreciação da marca. Nos últimos anos, o mercado de luxo passou a olhar para esse público, ávido para consumir. Hoje, as marcas disponibilizam crédito, permitindo o parcelamento de compras, aumento os ganhos em volume.
“Para atingir o novo consumidor brasileiro, é indispensável que o mercado esteja baseado na premissa do conhecimento. A falta dele é o que faz a maioria das empresas estar ainda longe de expandir seu público-alvo. Aquelas que apostam em produtos de baixa qualidade ou que o "depenam" para vender para a classe C dificilmente alcançam seu objetivo. Por outro lado, há as que acreditam estar apenas lidando com um consumidor igual ao das outras classes, porém com menos dinheiro, o que também é um