Matematica Financeira
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Financiar ou Comprar à Vista
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
A cada ano cresce o número de carros que circulam nas ruas das cidades brasileiras, fato que acontece muitas vezes sem um acompanhamento do desenvolvimento urbano.
Em matéria publicada na Veja online de acordo com o pesquisador Juciano Martins Rodrigues, do Observatório das Metrópoles “a frota de veículos das doze principais capitais do Brasil praticamente dobrou nos últimos 10 anos”.
O crescimento acontece por muitos fatores, mas podemos listar como principais o alargamento da Classe C, famílias com renda mensal entre 4 e 10 salários mínimos; os incentivos fiscais proporcionados pelo governo como a redução do IPI, Imposto sobre a produção Industrial e a facilitação do crédito financeiro junto ao consumidor, seja pessoa física ou jurídica.
Inegavelmente um dos fatores centrais é este último, o aumento do crédito na praça. Atualmente são inúmeras as opções de operações e instituições financeiras existentes e a comparação dessas diversas modalidades é fator essencial para a decisão dos consumidores.
Justificativa
A opção de compra de carros por financiamento há tempos vem aumentando impulsionada pelo crescimento da economia e pelos estímulos do governo para o consumo geral e da nova classe média emergente.
São várias as opções de instituições financeiras e financiamentos a serem utilizados. Além dos incentivos governamentais através da redução da taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, que reduz os juros dos financiamentos, em especial na compra de veículos. De acordo com portal UOL em matéria publicada em Setembro de 2012 as taxas de financiamento estavam partindo de 0,77% ao mês no período.
No entanto embora os juros tenham se tornado menores com esses pacotes de estímulos econômicos, ainda deve ser considerada como outra hipótese a compra desses bens de veículos à vista, que