Ciência
A ciência como aprendemos já no décimo ano diferencia-se da Filosofia, desta forma, são interdependentes entre si mas, ao mesmo tempo, torna-se essencial que caminhem lado-a-lado.
Descrever a ciência é uma tarefa complexa. A ciência procura, tal como a Filosofia, explicar o mundo, o que nos faz entender a sua complexidade. Devido ao grande avanço tecnológico tornou possíveis imensas melhorias na qualidade de vida, como por exemplo a saúde; este é um dos motivos, pelo qual a ciência se tornou a área mais valorizada hoje em dia.
A ciência é diversa porque se divide em função do que busca conhecer; seu conhecimento é sistemático, verificável e lógico. É um conhecimento sistemático porque se forma através da recolha de informação e de formulação de explicações e teorias acerca do objeto a estudar; é um conhecimento verificável pois nenhum conhecimento obtido se admite como absoluto, admitindo que as suas teorias são falíveis, há então uma progressividade na ciência não se tornando; é um conhecimento lógico porque procura não ser um conhecimento contraditório, ou seja, obedece a uma estrutura lógica. Distinguimos claramente o conhecimento científico do conhecimento vulgar que não aspira na procura de explicações dos factos e teorias devidamente verificadas, nem obedece a um conjunto de regras. Mas é na busca de quebrar as convicções certas dos seres e das coisas que o senso comum comporta, que a ciência evolui na procura da explicação dos factos.
A epistemologia é o ramo da Filosofia que pensa a ciência, qual o valor e fundamento do seu conhecimento.