Ciência x religião
Com o passar do tempo, ele percebeu coisas incríveis que não conseguia explicar. Estações, o movimento da estrelas, biodiversidade, etc...
Sem pdoer explica-las, ele concluiu que um ser todo poderoso devia ser responsável.
A religião nasceu.
Eventualmente, uma dessas religiões que se tornou muito poderosa foi o Cristianismo, a Igreja Católica Romana.
O "Quebra-cabeça" da vida, de acordo com a Igreja, possuía uma única peça: Deus.
1500 +- era considerado um fato que nós éramos as criações especiais de Deus, vivendo no seu lugar especial, e que tudo girava ao nosso redor.
Os corpos celestes eram esferas perfeitas e circulavam a Terra em círculos perfeitos.
As instituições de ensino superior não questionavam nada disso porque temiam serem consideradas hereges.
A IGREJA PUNIA SERIAMENTE OS HEREGES.
(NO MESMO PERÍODO DO SURGIMENTO DA IGREJA CATÓLICA) Veio Copérnico. Ele achou que faria muito mais sentido e a matemática seria mais simples, se a Terra orbitasse o Sol.
Mas a Igreja não queria saber disso. Afinal de contas, a Bíblia diz que Deus parou o Sol por um dia.
Copérnico, não querendo ser punido seriamente, calou-se.
Outro intelectual, o frade Giordano Bruno concluiu que copérnico deveria estar certo, e não se calou. Foi considerado herege e punido seriamente.
Por volta de 1600, Galileu apareceu com o telescópio e o seu grande poder de observação. Ele também percebeu que as coisas não se encaixavam com a opinião da Igreja, e agora podia ver as discrepâncias claramente. Ele mostrou que a Terra realmente girava em torno do seu próprio eixo e do Sol, que a superfície da Lua não era lisa, e numerosas contradições no pensamento da Igreja. Naturalmente, isso enfureceu Roma.
Em 1633, uma inquisição finalmente fez Galileu negar suas teorias hereges para evitar ser punido seriamente. Mas Galileu mostrou que de fato o "quebra-cabeça" tinha muitas peças. Elas se encaixavam muito bem e Deus seria