Ciência e filosofia
INTRODUÇÃO
Falaremos a seguir sobre ciência e filosofia, mostrando as suas diferenças e características próprias, e como cada uma das funções trabalham juntas proporcionando o mesmo objetivo. E a importância da filosofia e da ciência em cada etapa da Antiguidade, Idade Média, Renascença, Modernidade e Idade Contemporânea.
ANTIGUIDADE
A história da filosofia na Antigüidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
PRÉ - SOCRATICO
Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parmênides e Heráclito, investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza. De seus textos só restaram fragmentos. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, a matemática ou a física.
Tales de mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales dedicou-se a caracterizar o princípio ou a matéria de que é feito o mundo. Sustentou que este princípio era a água.
HERÁCLITO
Nasceu em Èfeso, na Jôrdania (544-484 a.c) afirmava que a única coisa permanente é a mudança, para ele tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. Ele comparava as coisas á correnteza de um rio,não se pode entrar duas vezes na mesma água.
Também que a guerra era a mãe e rainha de todas as coisas, pois o conflito seria a essência do devenir, e que o fogo seria elemento básico do universo, agente universal da mudança.
SOFISTAS
A palavra sofista,etimologicamente, vem de sopfos, que significa "sábio", ou melhor professor de sabedoria.
Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem seu pensamento particular e suas próprias opniões contrarias sobre qualquer tema, na certeza que assim conseguissem seu espaço. E por não dar atenção a algumas discussões feitas pelos filosofos, foram chamados de céticos, até mesmo por Sócrates que