Rio+20
Progressos:
1°- Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.
2°- Um dos pontos mais importantes da conferência foi a busca por medidas para reduzir em 50%, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Foram debatidas questões sobre fornecimento de água, saneamento básico, energia, saúde, agricultura e biodiversidade, além de cobrar atitudes com relação aos compromissos firmados durante a Eco-92, principalmente colocar em prática a Agenda 21 (documento composto por 2.500 recomendações para atingir o desenvolvimento sustentável).
Fracassos :
1°- O aprofundamento da Convenção sobre Mudanças Climáticas resultou na elaboração do Protocolo de Kyoto, de 1997, que objetiva a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa. Muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, em virtude do modelo de produção e consumo estabelecido, não colocaram em prática as políticas ambientais elaboradas durante esses eventos, intensificando o aquecimento global. Como exemplo tem os Estados Unidos que não aceita fixar datas para reduzir as emissões de gás carbônico; obviamente, quer conservar seus padrões de conforto e de desenvolvimento, continuar utilizando seus carros e gerar energia por usinas termelétricas. Os países árabes, por sua vez, também não aceitam limitações, já que estão interessados em vender seu petróleo.
2°-É incontestável a expansão e o crescimento econômico nas últimas décadas do século vinte, no auge da globalização, elevaram o nível da riqueza material e o volume do comércio internacional. Mas, essa riqueza ficou cada vez mais concentrada e as “trocas desiguais” do comércio ampliaram o fosso entre ricos e pobres, poderosos e deserdados. A pobreza aumentou e alastrou-se; milhões de