CIÊNCIA POLÍTICA
Jeitinho Brasileiro
O Jeitinho brasileiro é uma expressão que é relativa ao modo de agir do povo brasileiro. Entende-se como a distância que se tem do que é burocrático, correto ou amparado legalmente pelo o que a sociedade realmente faz. Ou seja, o brasileiro quase sempre opta pelo que é mais fácil, rápido e errado para resolver determinado problema, ao invés de fazer o que é lento, difícil e certo. Ocasionando uma imagem negativa ao “jeito” brasileiro. O Jeitinho é na verdade uma forma legítima de resolver algo complexo ou alguma situação inesperada, utilizando uma solução própria, fugindo das normas. Essa solução sempre é baseada em fatores do indivíduo, como simpatia, poder de argumentação, lábia, intuição, criatividade, ousadia e etc. O Jeitinho é contrário ao rigor, a regras e a formalidades. É uma espécie de quebra-galho, improviso. Denominada como maneira de encontrar soluções para um problema, que não seja previsível e que provavelmente não seria a ideal. Essas soluções, muitas vezes, são consideradas imprudentes, duvidosas, desrespeitosas e incorretas.
Notícia “Jeitinho Brasileiro”:
Internauta Flagra Imprudência na BR 101.
Sem fiscalização, a imprudência e irregularidade são situações comuns nas estradas brasileiras. Motorista se arrisca ao transportar um carro em cima da caçamba de um caminhão. Solução criativa, porém incorreta.
Fonte: Gazeta online
O Homem Cordial
A expressão “O Homem Cordial” está diretamente ligada à cordialidade. Porém, cordial não está relacionada com bondade e gentileza e sim com coração, intimidade. A idéia de Homem Cordial parte do princípio que são os laços familiares que compõe o indivíduo. E o brasileiro mesmo depois que cresce, mantém hábitos do cotidiano familiar e não consegue se desvincular deles. Isso faz com que passe a agir sempre colocando a emoção e o coração a frente da razão. E isso de certa forma, é ruim