Ciência Política
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – SANTA RITA (REUNI)
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
PROFº: Me. Roberto Efrem Filho
Monitor(es): Jaianny Araújo, Heloísa Marinho, Wyllck Jadyson
FICHAMENTO DE CITAÇÕES
ASSUNTO: O QUE É IDEOLOGIA
REFERÊNCIA: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. Ed. Brasiliense, São Paulo, 1994. Disponível em: < , acesso em: 06 de dez. de 2012.
A AUTORA: Marilena Chauí possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Fez parte da política sendo secretária Municipal de Cultura de São Paulo no governo de Luiza Erundina (1989-1992). Tem bastante influência sobre o ramo da Filosofia, sendo presidente da Associação de Estudos Filosóficos do Século XVII. Seus livros revelam temas principalmente filosóficos, como ideologia, ética, senso comum, mitos e outros fatores influentes na vida do homem. (Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4727003P3).
O LIVRO PODE SER DEFINIDO EM 3 PARTES:
I. Termo (histórico);
II. Concepção Marxista do que é Ideologia (Destacaremos esse assunto);
III. Concepção de outros filósofos sobre o tema
A CONCEPÇÃO MARXISTA DE IDEOLOGIA
O texto onde Marx realiza a caracterização da ideologia tem por título A Ideologia Alemã (...) a análise de Marx tem como objeto um pensamento historicamente determinado, os dos pensadores alemães posteriores a Hegel (p. 14).
Marx não separa a produção das idéias e as condições sociais e históricas nas quais são produzidas (...) para entendermos as críticas de Marx precisamos (saber qual) (...) tipo de pensamento ele examina, no caso, pressupõe a filosofia de Hegel (p.14).
Podemos