Ciência Política
Presidencialismo:
O Presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente exerce a função de Chefe de Estado e de Governo. Na função do último assume a administração do país e é o responsável pela escolha dos ministros.
No Presidencialismo o presidente é o Chefe do Poder Executivo, ficando o Legislativo e Judiciário autônomos.
Passando pela história vemos exemplos desse sistema desde a idade média, como no caso de Veneza, onde existiu uma espécie de presidencialismo onde o Presidente era Vitalício, tinha toda pompa e era um governante poderoso, porém, tinha seu poder limitado pelo Grande Conselho.
Depois com a revolução de Oliver Cromwell na Inglaterra estabeleceu uma espécie de presidencialismo, onde mantinha o poder nas mãos, embora recaminha para uma espécie de monarquia, onde o poder se tornou vitalício e hereditário.
Ao ficarem independentes da Inglaterra os americanos tomaram como exemplos a Veneza e Inglaterra republicana e adotaram um regime Republicano com resquícios monárquicos, e adotaram o sistema Presidencialista, com o presidente como o líder da nação, tendo tomado como exemplo de poder e influencia o rei Jorge III.
O sistema Presidencialista só é utilizado em república. O Presidente da República é eleito pelo povo de maneira direta ou indireta. Tem mandato temporário, previsto na Constituição. O Presidente é pessoa jurídica de direito público externo, isto é, em relação a Países estrangeiros. É ainda o chefe da administração pública, sendo assim pessoa jurídica de direito público interno em relação ao próprio país. O Presidente independe da confiança do Poder Legislativo não precisando do apoio do parlamento para exercer o poder.
No Presidencialismo os ministro de Estado são escolhidos pelo presidente e não tem tantas responsabilidades como teriam no sistema parlamentarista, são apenas assessores do Presidente da República.
O plano de governo é apresentado pelo presidente durante a