Ciência política
II – Contexto social e intelectual
III – Teoria Sociológica Funcionalista
3.1 Sociedade é superior ao indivíduo
3.2 O método científico
3.3 Método Funcionalista
3.4 Sociedade: um organismo em adaptação
IV – Modernidade e Divisão do Trabalho Social
4.1 A divisão do trabalho social
a) solidariedade mecânica
b) solidariedade orgânica
4.2 O Suicídio
V – Projeto político conservador
5.1 Função política da Sociologia
5.2 Sociologia e o Estado
5.3 O problema da anomia
5.4 Educação Funcionalista
a) Educação e Estado
b) Características da Educação
I - Vida e obra de Durkheim
• Nascido em uma família judia, filho de um rabino, sofre a influência da doutrina judaica que ele recebe na infância. Sua análise será sempre influenciada pelo respeito à lei.
• Durkheim seguidor de Comte e Spencer (influência dos modelos biológicos e darwinismo social), os iniciadores do Positivismo; forneceu para a Sociologia estudos pioneiros na área da sociologia da religião e do conhecimento.
• Diplomado em 1882, Durkheim lecionou filosofia nos liceus de Sens e Troyes. Em 1885 se dirigiu à Alemanha para assistir aulas do filósofo Wundt. É surpreendente verificar-se que, apesar de certa familiaridade com a literatura filosófica alemã, Durkheim não chegou a tomar conhecimento da obra de Weber e foi por este desconhecido também. Em 1887, foi nomeado “encarregado de cursos” na Universidade de Bordéus e criou-se a cátedra dedicada à sociologia. Em 1898 fundou a revista L’Année Sociologique.
• Foi o pensador que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e disciplina acadêmica. Foi o primeiro professor universitário de Sociologia.
• Principais obras: A Divisão do trabalho social (1893); As regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); Lições de Sociologia; Educação e Sociologia
II - Contexto social e intelectual
• Durkheim viveu um estilo de vida - “belle époque”: (final do século XIX), período