Educação ambiental
Ocileia Neri de Oliveira
Prevenção e Promoção da Saúde
BELÉM – PARÁ
2011
- Tema:
Educação ambiental
2- Situação problema:
Percebemos em nosso dia a dia o anseio da comunidade em orientar os jovens com relação a diversos assuntos do cotidiano e a escola é o espaço social e o local onde o aluno Dara seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Assim, pensa-se em como promover palestras a cerca de questionamentos feitos pelos alunos da Escola estadual de ensino fundamental e médio Paulo Fontelles a respeito de temas transversais a cerca da educação ambiental?
3- Questões Norteadoras:
* Com discutir questões a respeito da educação ambiental? * Como levantar questionamentos sobre os temas propostos? * De que maneira se pode responder questões básicas sobre a educação ambiental?
4- Justificativa: A escolha do titulo para desenvolver este projeto foi baseada na grande quantidade de jovens sem informação sobre os riscos causados pelos temas abordados como: lixo (redução, reutilização e reciclagem), lixo hospitalar, água (consumo, desperdiço e poluição), floresta (porque preservá-las), fogo (prevenção e efeitos negativos ao meio ambiente, agrotóxicos (riscos para a saúde e danos ambientais) e caça ilegal.
5- Objetivos:
Geral: Contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica com ações sobre a educação ambiental
Específicos: * Promover palestras quinzenais sobre os temas propostos; * Trabalhar a temas sugeridos pelos PCNs; * Tirar dúvidas que freqüentemente os jovens apresentam, a partir das palestras sugeridas.
6- Metodologia: O trabalho