Ciência no brasil
Outra barreira são os baixos salários que são pagos para os educadores e pesquisadores no Brasil, e também a compra de patentes das pesquisas realizadas no país, o que diga-se de passagem é um absurdo.
No entanto esforços são feitos pelo ministério da ciência e tecnologia para que esse quadro se inverta. Entre esses esforços está o repatriamento de pesquisador brasileiros e a atrair de cientistas estrangeiros de alto nível para o Brasil, o que pode ser muito bem aproveitado já que o país possui a maior biodiversidade do planeta e avanços significativos na área de energia limpa, pesquisas consideradas atualmente no mundo muito importantes já que este enfrenta um grave quadro de aquecimento global.
A crise mundial ajudou o Brasil a crescer na área da pesquisa tecnológica e intelectual, cabe aos governantes agora saber como converter essa crise em oportunidades para o Brasil ou como ele pode vir a ser chamado de país do futuro. Outro grande desafio que a ciência brasileira deve enfrentar é a falta de inovação, já que o país precisa de inovações para criar soluções para problemas internos e parar de comprar soluções de outros países. Isso pode ser feito com o esforço de população e governo juntos, o Brasil tem a chance de crescer mais e talvez se tornar um país desenvolvido.
É uma pauta muito importante a educação, para atrair desenvolvimento tecnológico para dentro do país é preciso