A ciência no Brasil
Resumo: o presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância da psicomotricidade na educação infantil e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento global da criança. Esta ciência deve ser considerada como formação de base a fim de propiciar á criança a consciência de si e do meio no qual está inserida. Assim como a psicopedagogia, a psicomotricidade atua de forma preventiva ás dificuldades de aprendizagem considerando a criança em seus aspectos, biológico, emocional, cognitivo, motor e social na intenção de que esse processo ocorra de maneira harmoniosa e saudável.
Palavras- chave: Psicomotricidade, Educação infantil, Importância da descoberta.
Introdução
As visões sobre o corpo foram inúmeras desde a antiguidade até os dias atuais. Diante das concepções sobre o mesmo, teóricos e estudiosos aprofundaram seus estudos em pesquisas e descobriram o real papel do corpo para o desenvolvimento do homem, desfazendo assim o pensamento equivocado de que o corpo e a mente eram dissociados.
Neste contexto, Dupré (1909) criou o termo psicomotricidade vinculando o movimento, o pensamento e a afetividade. Psicomotricidade significa a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção, ou seja, é considerada a ciência que estuda o homem por meio de seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, funcionando como eixo de sustentação da vida sócio-psico-afetiva do sujeito.
Diante desta concepção outros estudiosos seguiram esta linha de pensamento e apesar de, essa ciência ter passado por diversos cortes epistemológicos comprovou-se a necessidade e importância da mesma como uma formação de base para o desenvolvimento global da criança.
A educação infantil é a grande colaboradora neste processo por se tratar de período de maior desenvolvimento e as experiências iniciais serem primordiais, propiciando base para que