Ciência dos Materiais-Callister
Uma célula-unitária (estrutura pequena com padrão repetitivo) é escolhida para representar a simetria da estrutura cristalina, onde todas as posições dos átomos no cristal podem ser geradas mediante translações proporcionais às distâncias internas das células unitárias ao longo de cada uma das suas arestas.
A estrutura cristalina cúbica de faces centradas (CFC) possuem célula unitária com geometria cúbica com átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo, cada átomo em um vértice é compartilhado por 8 células unitárias ,enquanto um átomo centrado em uma face pertence apenas duas. Uma característica importante de uma estrutura cristalina são os números de coordenação e o fator de empacotamento atômico (FEA).Para os metais, cada átomo possui o mesmo número de vizinhos mais próximos ou de átomo em contato o que se constitui no seu numero de coordenação.
O FEA representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esfera sólidas, assumindo o modelo de estrutura atômica rígida sendo o volume de átomos em uma célula unitária dividida por o volume total de células unitárias. Para o CFC o n° de coordenação é 12 e o fator de empacotamento é de 0,74.
Estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC)dois átomos estão associados a cada célula unitárias CCC: o equivalente a um átomo, distribuído entre 8 vértices, onde cada átomo em um vértice é compartilhado por 8 células unitárias e o único átomo de centro, que está totalmente contido dentro da célula. As posições atômicas central e no vértice são equivalentes. O número de coordenação para estrutura cristalina CCC é 8;cada átomo central possui como