Compósitos Cerâmicos
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS CERÂMICOS
COMPÓSITOS CERÂMICOS
ALUNO: EMANUEL PEREIRA DO
NASCIMENTO
MARÇO/2014
INTRODUÇÃO
Classificação dos Materiais
2
INTRODUÇÃO
Necessidade:
Tecnologias modernas exigem materiais com combinações incomuns de propriedades que não podem ser atendidas pelas ligas metálicas, cerâmicas e materiais polimérico convencionais.
3
Exemplo: Materiais com baixa densidade mais fortes e rígidos, resistentes à abrasão e ao impacto e que não corroam para aplicações aeroespaciais, subaquáticas e de transporte.
INTRODUÇÃO
Definição:
Um compósito pode ser definido como sendo qualquer material multifásico que exiba uma proporção significativa das propriedades de ambas as fases que o constituem, de tal modo que é obtida uma melhor combinação de propriedades
(CALLISTER JR. e RETHWISCH, 2012).
Obs.: As fases constituintes devem ser quimicamente diferentes e devem estar separadas por uma interface distinta.
4
INTRODUÇÃO
Híbrido X Compósito
constituído pela combinação de componentes orgânicos e inorgânicos; são homogêneos, devido à mistura dos componentes em nível molecular, usualmente em escala nanométrica a submicrométrica.
constituídos por uma mistura de dois ou mais componentes ou fases distintas, usualmente combinados em escala macroscópica, os quais devem estar presentes em proporções razoáveis (>5%);
Compósito e híbrido diferem entre si nas dimensões e na dispersão de seus componentes; além disso, um compósito não é, necessariamente, constituído por componentes orgânicos e inorgânicos .
5
INTRODUÇÃO
Compósitos de engenharia costumam ter:
Fase matriz + fase dispersa
Fase matriz:
polímero (PMC), cerâmica (CMC) ou metal (MMC)
Fase dispersa:
inúmeras possibilidades
6
RELAÇÃO ESTRUTURA
PROPRIEDADES
Propriedades
do