projeto eletrico residencial
Centro de Ciências e Tecnologia
Projeto Elétrico Residencial
Aluno: Ana Paula Moreno
Professor: Luis Reyes Rosales
Disciplina: Eletrotécnica Geral
Matrícula: 112211067
Período 2014.2
Campina Grande, 15 de dezembro de 2014
1. INTRODUÇÃO
Será elaborado um projeto de instalação elétrica para uma residência com uma área de 720m². A alimentação do quadro geral sairá de um transformador trifásico 220V localizado ao lado do prédio.
A residência apresentará os seguintes cômodos:
4 Suítes, 1 Varanda, 2 Cozinhas, 3 Salas, 1 Área de serviço, 1 Escritório, 1 Garagem, 1 Jardim, Área externa (quintal, caixa d’água subterrânea, piscina)
Nas suítes haverá um chuveiro elétrico em cada banheiro de potência igual a 6500 W, ar condicionado de 11000 BTU’s, inclusive um no escritório. Haverá também 4 motores elétricos (na piscina, na caixa dágua, portão da frente e garagem).
2. REVISÃO TEÓRICA
Para melhor compreensão do conteúdo apresentado serão apresentados alguns conceitos básicos sobre instalação elétrica.
Tensão Elétrica: é a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga. Sua unidade de medida é o Volt (V).
Corrente Elétrica: movimento ordenado das cargas elétricas. Sua unidade de medida é o Ampere (A).
Potência Elétrica Aparente: é o resultado do produto entre tensão e corrente. Podendo ser: potência ativa e potência reativa.
Potência Ativa - É a parcela efetivamente transformada em potência mecânica, potência térmica e potência luminosa. Sua unidade é o watt(W).
Potência Reativa - É a parcela transformada em campo magnético, necessária ao funcionamento de motores, transformadores e reatores. Sua unidade é o volt-ampére reativo (VAr).
Fator de Potência: é definido pela razão da potência ativa pela potência total.
Nos projetos residenciais, desejando-se saber quanto da potência aparente foi transformada em potência ativa, aplica-se os