Ações do PDE (IDEB/Programa Mais Educação)
Acadêmico: Richard Lopes Correia
Professora: Adriana de Freitas
Matéria: Prática Docente IV
Período: 4º
Data: 01/11/2014
Atividade avaliativa: pesquisar sobre duas ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e falar sobre elas.
IDEB (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)
O IDEB foi criado em 2007 e tem como finalidade principal medir a qualidade do aprendizado brasileiro e estabelecer metas para a melhoria de ensino, sendo criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado de forma anual.
As médias de desempenho utilizadas são: Prova Brasil, para escolas e municípios e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os estados e o País, realizados a cada 2 anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
A sua finalidade é de ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável de forma nacional e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será mudado, mostrando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das