Resumo ciencia dos materiais callister 5 edição até cap 6
A disciplina ciência dos materiais envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais. a estrutura de um material está geralmente relacionada ao arranjo de seus componentes internos.
Propriedade é uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estímulo específico que lhe é imposto seis categorias diferentes: mecânica, elétrica, térmica, magnética, ótica e deteriorativa.
Além da estrutura e propriedades, dois outros componentes importantes estão envolvidos na ciência e na engenharia dos materiais, quais sejam, "processamento" e "desempenho".
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Os materiais sólidos têm sido convenientemente agrupados em três classificações básicas: metais, cerâmicos e polímeros., existem três outros grupos de materiais importantes na engenharia — compósitos, semicondutores e biomateriais
METAIS
Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálico
CERÂMICOS
Os cerâmicos são compostos entre os elementos metálicos e não-metálicos; eles são freqüentemente óxidos, nitretos e carbetos.
POLÍMEROS
são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elemen-tos não-metálicos; além disso, eles possuem estruturas moleculares muito grandes.
COMPÓSITOS
consistem em mais de um tipo de material
SEMICONDUTORES
Os semicondutores possuem propriedades elétricas que são intermediárias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes.
BIOMATERIAIS
Os biomateriais são empregados em componentes implantados no interior do corpo humano para a substituição de partes do corpo doentes ou danificadas.
Cap 3
Um material cristalino é aquele no qual os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas;Algumas das propriedades dos sólidos cristalinos dependem da estrutura cristalina do material. células unitárias -