Ciência do ambiente
Nos últimos tempos os problemas ambientais tem gerado muita preocupação para os países do mundo inteiro. Questões como aquecimento global, efeito estufa, instabilidade climática, surgimento de pandemias( gripe aviária, gripe suína), além da dizimação de várias espécies de animais, tem chamado a atenção, por serem conseqüência do aumento das taxas de degradação ambiental.
Juntamente com esses problemas, surgiram também tentativas de solucionar estas questões tão importantes para a humanidade. A Conferencia Mundial sobre o clima que está sendo realizada essa semana (07/12/2009), contando com a participação de mais de 190 países, é um exemplo disso e mostra como é importante a tomada de consciência sobre os problemas climáticos. É necessário a conciliação de interesses de países ricos e nações em desenvolvimento para chegar a níveis de redução de emissões de gases de efeito estufa que evitem o colapso climático do planeta. Também é importante se definir um mecanismo para compensar a redução de emissões pelo desmatamento de florestas e dos valores do financiamento dos países ricos para os que os mais pobres se adaptem às conseqüências da mudança do clima, conta que até agora não está fechada.
Além dessas grandes discussões, tem-se suscitado outras pequenas medidas que visam diminuir o impacto das agressões ambientais, por exemplo, várias empresas já desenvolveram processos produtivos menos poluidores, tem se ampliado o cultivo de alimentos sem o uso de agrotóxicos. Um outro ponto importante, é o progresso de áreas específicas do âmbito profissional voltadas a questão ambiental, como por exemplo a contabilidade ambiental e o conceito de passivo ambiental. Apesar de tudo isso, a ação do homem tem causado prejuízos cada vez maiores ao nosso planeta, as agressões ao meio ambiente estão a crescer num grande ritmo nos países ricos e em desenvolvimento.
O grupo entende que a ação antrópica guiada pelos interesses do modo de produção capitalista, é a maior