Ciência da comunicação e do controle. norbert wiener – 1978
É uma teoria dos sistemas de controle baseado na comunicação entre sistema e o meio.E dentro do sistema e do controle da função dos sistemas com respeito ao ambiente.A cibernética permite que o cérebro humano seja substituído pelo computador em muitas atividades. Sistema – É um conjunto de partes ou módulos, os quais formam um todo com objetivo comum. É um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados e esse dinamismo sugere a possibilidade de evolução.Exemplos:
§ Respiratório (ser vivo – complexo e aberto)
§ Circulatório (ser vivo – complexo e fechado)
§ Veículo(equipamento complexo e aberto)
§ Restaurante (atividade empresarial aberto simples)
§ Departamento (subsistema fechado de uma empresa) Sistema é formado por um conjunto de parâmetros que obviamente interage com o Ambiente aberto ou fechado:
§ Entrada(elementos internos ou externos )
§ Processamento (transformação)
§ Saída(elementos internos ou externos)
§ Realimentação(ajuda ou permite alcançar o objetivo). Essas são as fases do sistema durante seu ciclo de vida. Ludwig Von Bertalanfy, um biólogo, criou uma teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas, isto é, uma teoria válida para todos os sistemas.
Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento e controle de dados. Deve-se considerar a transformação dos dados desde a sua entrada, saída e armazenamento fornecidas pelos dispositivos periféricos integrantes dos modernos sistemas de computadores. O diagrama da página 23 do LIvro SI de James O'Brien é uma ilustração dos componentes básicos de um Sistema de Informação Gerencial. A sua aplicação é amplamente utilizada para a tomada de decisão visto ser um processo mais difícil quando se utiliza-lo no planejamento e controle das diversas áreas