comunicação
ISSN 1577-3760 · Número 4 · Temática Variada
Subsidios para uma teoria da Comunicação digital
Por: Alessandro Paveloski
Para citar este artículo: Paveloski, Alessandro, 2004, Subsidios para uma teoria da Comunicação digital, Revista TEXTOS de la CiberSociedad, 4. Temática Variada. Disponible en http://www.cibersociedad.net
INTRODUCCIÓN / RESUMEN
Para compreender a Comunicação Social num mundo interconectado por redes de informação é preciso ir além das teorias tradicionais da Comunicação de Massa. Este texto propõe justamente isso: uma viagem reflexiva pela comunicação em tempos de Internet, usando abordagens que envolvem a Cibernética e as Teorias da Informação entre outros caminhos. A proposta fundamental é levar o leitor a uma nova forma de pensar a Era da Informação, longe dos mitos, num mergulho teórico que mais suscita perguntas do que expõe respostas.
A Internet já é parte dos sistemas e instrumentos da comunicação social mediada: é um suporte, é uma ponte, é a estrada, é um medium. As suas características diferem-se dos meios de comunicação de massa como o jornal ou a tevê, mas ela é um mediador. Distancia-se também dos meios interpessoais por origem, como o telefone. Reúne parte dos outros meios pelas vias da tecnologia, mas está distante de ser simplesmente o meio convergente, onde todos os outros se encontram. Enquanto suporte, permitiu até agora estimular a inversão constante, simultânea quase, de emissor e receptor, num emaranhado de alterações de papéis que até então não tínhamos presenciado na nossa história da mídia.
E ela fez-se então notada. A rede mundial de redes de computadores é sim um fantástico avanço das tecnologias de comunicação. É um suporte poderoso e diferente, que não só tecnologicamente, mas estruturalmente, em sua arquitetura informacional, reensinou o homem a usufruir sua capacidade criativa, científica, exploratória, de maneira mais profunda. Conectou o inconectável.