princípios governo representativo
05.03.07
00:52
Silvia Laurentiz
Page 113
UMA APROXIMAÇÃO DA CIBERNÉTICA
PELA POESIA DIGITAL
A Cibernética veio a realizar nos anos 1950 um grande salto conceitual, passando a dar ênfase aos processos de informação e organização. Isso significava dizer, por conseguinte, que o foco estaria também nas questões de linguagem que permitiriam a comunicação entre diferentes sistemas, pois era uma ciência da comunicação e do controle no ser humano e máquinas. Contudo, a definição de cibernética foi se alargando, até se tornar o que é atualmente, o estudo dos sistemas – ou organismos
– complexos e adaptativos. A idéia de programa, modelos, cálculos e formulações matemáticas, interatividade, dados, variáveis, reversibilidade, conectividade, recursividade, mutabilidade, acaso, redes, padrões emergentes, perspectivas múltiplas, estruturas generativas, autoria procedimental, eventos e labirintos semânticos passou a fazer parte das propostas artísticas. Apresentaremos quatro trabalhos que utilizam alguns mecanismos introduzidos pela cibernética e pela noção de sistema na poesia digital, e que demonstram a estreita relação entre a poética e os códigos da lógica computacional.
In t r od u çã o
Norbert Wiener escreveu um livro em 1948, intitulado Cibernética, onde conta que derivou este termo da palavra grega “kubernetes”1, que significa ‘piloto’, e da qual é também derivada a nossa palavra ‘governador’. O autor define a Cibernética como a ciência da comunicação e do controle no ser humano e máquinas. Ao se preocupar com os processos de comunicação e controle, a Cibernética realiza o seu primeiro grande salto conceitual, quando passa a dar ênfase aos processos de informação e organização. O que significa dizer, por conseguinte, que o foco está também em resolver as questões de linguagem capazes de permitir a comunicação entre diferentes sistemas.
Contudo, essa definição para cibernética foi se alargando desde então, até se tornar o